PALESTRA NEURIBERG DIAS - ANALISTA - DIAP

23/01/2023

Eduardo Castilho, representando o Sindicato União participou hoje dia 23/01 da Palestra “Debates de temas relevantes e elaboração de estratégias para a luta em 2023”, tendo como palestrante Neuriberg Dias, Analista Político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar ( DIAP),  expôs os desafios que o Novo Governo Federal deve assumir.  O  Presidente Lula terá que reestruturar e organizar o Estado nos seguintes desafios;   Política Pública e Orçamento; Apoio no Congresso ;  unir e conciliar a sociedade civil.

Um outro ponto levantado foi sobre a reforma administrativa, que se tivesse sido aprovada  estaríamos sem sombra de dúvida vivenciando uma situação ainda pior. É importante a sua retirada de pauta( PEC 32/2020)

O que o Governo Federal pretende é tentar fazer uma reforma por dentro e tentar não mexer com a legislação, pois uma das discussões até o meio do ano será o teto de gasto, tanto para Federal como para os demais entes de governo( Estados e municípios).

Sobre o Governo Estadual, Neuriberg lembrou que Tarcísio de Freitas estava alinhado com o Governo Federal de Bolsonaro, ou seja, privatizações e serviço publico estão na mira !

Será necessária uma agenda de fortalecimento para os servidores públicos, com a pressão e participação dos representantes de classe.

Finalizando Neuriberg disse que mesmo tendo um congresso desfavorável, o Presidente Lula terá um governo de diálogo para implementação do que for necessário para que haja um equilíbrio em todas as pautas.