Evento com Ministro da Previdência Carlos Lupi

17/02/2023

Ministro Carlos Lupi esteve na sede da UGT, conversando com representantes de diversos setores. Wagner Souza, presidente do Sindicato União dos Servidores do Poder Judiciário e Secretario Adjunto Internacional- UGT, lembrou ao ministro que em 2007, naquele ano Lupi era Ministro do Trabalho, e Wagner participando como delegado na ONU, aonde apresentou a Convenção 151 na tribuna da OIT e a necessidade da sua ratificação. Convenção 151 é um documento formulado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e prevê, entre outros pontos, a liberdade sindical e a inclusão dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, na negociação das condições de trabalho. A convenção foi ratificada em 15 de junho de 2010, em Genebra, e dá aos servidores condições para discutir com o Governo, demandas e temas de interesse das categorias.
Regiane, Representante dos Trabalhadores da Segurança Pública Municipal de São Paulo, falou ao Ministro Lupi  sobre Trabalhadores da Segurança Público - Guardas Civis do munícipio de São Paulo, os quais não estão equiparados com os demais, lembrou que a Emenda 103 – Reforma da Previdência foi a pior reforma que já tivemos pois os Aposentados que não pagavam a previdência passaram a pagar o percentual a partir de um salário mínimo,  e a regra de transição que foi prejudicial para trabalhadores, servidores públicos que estavam prestes a se aposentarem, e amparados pela emenda 47, muitos faltando apenas uma semana, dois semanas,  e que se tornaram 5, 7 anos  não havendo uma proporcionalidade adequada, e lembrou que a reforma foi muito agressiva com as mulheres no serviço público pois passou de 55 para 62 anos a idade para se aposentar e  finalizou dizendo que é importante rever estes pontos da reforma que são fundamentais.
Ministro Lupi em resposta sobre os Guardas Municipais, disse que é necessária uma PEC, e disse que irá trabalhar a favor. Sobre a Reforma da Previdência que existe o Conselho Nacional da Previdência, que é tripartite – Trabalhadores, Governo e Empregadores, o conselho tem que discutir e apresentar uma proposta.