Em defesa do Estado Democrático de Direito

11/08/2022

Lida por juristas na faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), a "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" ultrapassou hoje o número de um milhão de assinaturas. O documento, que foi aberto ao público em 26 de julho, alcançou a marca 16 dias após o lançamento. A cifra foi atingida pouco antes das 22h.

Este é um dos textos que foram lidos hoje no Largo São Francisco, na capital paulista. Mais cedo, houve também a leitura do manifesto em defesa da democracia e da Justiça, capitaneado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Esta carta não teve coleta pública de assinaturas, mas foi endossada por mais de cem entidades.

O documento organizado pela USP é inspirado em uma carta pela democracia escrita em 1977 pelo professor Goffredo Telles Junior, morto em 2009 aos 94 anos. Dos seis juristas que redigiram a carta atual, cinco estavam na faculdade à época daquele texto, que se posicionava contra a ditadura militar.

Fonte: Uol

VEJA MATÉRIA CSPB: